Ideias de Como Utilizar o Menino da Caixa de Sapatos em Diversas Disciplinas
Esta lista de sugestões foi preparada por professores do Colégio Sinodal Rui Barbosa, de Carazinho, após terem seu primeiro contato com O Menino da Caixa de Sapatos e reconhecerem as potencialidades de trabalho deste livro:
*Matemática e Ed. Financeira:
Questão socioeconômica,
Valor do salário mínimo,
Aposentadoria (da avó),
Valor da cesta básica,
Valor do custo de vida....
*Ciências e Biologia:
Atitudes comportamentais de Herta (mãe do personagem principal),
Comprometimento neuronal,
Implicações no desenvolvimento corpóreo e cognitivo
em casos de subnutrição, fome- desânimo, apatia (reações químicas)....
*Geografia e História:
Espaço geográfico da região de POA, para contextualizar o enredo.
Situação da
pobreza que dificultava a compra de uma passagem Novo Hamburgo/POA (hoje R$
5,00),
A praça como casa (que espaço geográfico é esse?),
A congregação
familiar (modelos de família ao longo dos tempos e o tipo de cuidado e
educação ofertada)...
*Ensino Religioso:
Os
anjos da vida (quem apoiou, quem valorizou, que acreditou, quem apostou),
Os
anjos da morte (ofertas de trabalho sujo),
O valor da família,
O valor de uma
casa,
O valor de quem cuida,
Os valores de uma família,
A congregação familiar
(o cuidado, o afeto).
Acolhimento e rejeição.
*Sociologia (questões de influência social):
A pobreza,
O lixo - o que é para
uns e para outros,
A disputa de alimentos com os ratos (curta gaúcho – Ilha das
Flores),
Modelos sociais...
*Filosofia:
Reflexão (causa/consequência),
Senso comum,
O Eu e o Outro (Alteridade).
*Arte:
Capacidade de
leitura da obra,
Que é a própria vida(?),
Leitura de imagens publicadas no livro,
A representação da caixa de sapato, ...
*Física, Biologia e Química:
A caixa de sapatos preenchida com algodão para a manutenção do calor
corporal - Calor (transmissão e conservação do calor, o calor
na manutenção da vida. Na pobreza, a falta de acolchoados fazendo com que todos
durmam próximos uns dos outros, a bebida alcóolica para aquecer os corpos).
*Educação Física:
Resistência física/alimentação (o porquê de, muitas vezes, Jorge consumir as
frutas que eram para ser vendidas).
*Línguas Estrangeiras:
Poderão se associar a algum componente, expressões, slogans. Como é organizado
o sistema educacional e de saúde para os pobres nos EUA e Europa?
Comentários
Postar um comentário