Leve Jorge Luis Martins para o seu Evento

Ouça "Meu Nome É Jorge"

Canal Youtube

Jorge Luis Martins será Patrono de Edição Especial do Projeto Troca Solidária de Livros

Foto: Renata Simmi/Divulgação PMPA


A edição especial do projeto Troca Solidária ocorrerá no dia 9 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Ildo Meneghetti e, no dia 16 de maio, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Judith Macedo de Araújo. As instituições participantes poderão trocar cerca de 4 quilos de resíduos recicláveis por dois livros (um ficará com o aluno e outro será doado à biblioteca escolar), ao invés de alimentos. 
  
O Troca Solidária de Livros, que ocorrerá também no início do segundo semestre, busca incentivar a correta separação dos resíduos e estimular o hábito da leitura nas crianças e adolescentes. Para preparar a comunidade escolar, o Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) do DMLU realizará em abril curso sobre a correta separação de resíduos para diferentes turmas. 



A edição especial do Troca Solidária é uma parceria do DMLU, Secretaria Municipal de Educação (Smed), Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (Banco de Livros), vinculada à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), e do escritor Jorge Martins, que será patrono desta edição. Ex-menino de rua e autor dos livros “Meu nome é Jorge”, “O menino da caixa de sapatos” e “O menino e o seu segredo”, Martins dará palestra nas duas escolas. “Para ser alguém na vida, não é preciso ter poder aquisitivo alto, não interessa a cor da pele ou o ambiente em que se está inserido, apenas vontade. É este incentivo que busco trabalhar nas minhas palestras”, afirma. 


O diretor-geral do DMLU, André Carús, destacou que a escolha do escritor como parceiro da iniciativa ocorre principalmente pelo exemplo de superação. “Temos todos sempre que nos superar em vários aspectos, tanto em termos pessoais como de hábitos insustentáveis. A parceria do DMLU com todos esses importantes atores visa à mudança cultural, com foco na separação correta dos resíduos, redução de produção de lixo, incentivo à leitura e cuidado com a cidade”, destacou.




As escolas participantes também assumirão o compromisso de cuidar de um foco irregular de lixo, em parceria com o DMLU. As definições ocorreram nesta terça-feira, 3, em reunião na sede do DMLU. Também participaram da reunião Neli Miotto, do Banco de Livros da Fiergs; Glaucia Malta, vice-diretora da Escola Gov. Ildo Meneghethi; Fabíola Oliveira, coordenadora da Emef Judith Macedo de Araújo; Andréa Ketzer Osorio, da Educação Ambiental da Smed; Maria Bernadete Chaves Ramos, da EMEF Gov. Ildo Meneghethi; Gorete Losada, da Emef Judith Macedo de Araújo.



Troca Solidária – Neste sábado, 7, ocorrerá edição do Troca Solidária convencional na Cohab Cavalhada. O projeto é uma parceria do DMLU, da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic) e do Sindicato Rural de Porto Alegre. Além do estímulo à separação adequada dos resíduos, tem por base a promoção do reforço alimentar em comunidades carentes e a ampliação da consciência coletiva de cuidado com os espaços públicos. Na fase piloto do projeto, finalizada em janeiro, duas comunidades participaram: Restinga e Vila Maria da Conceição.

Fonte: Site PMPA. Disponível em http://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?p_noticia=176070&TROCA+SOLIDARIA+DE+LIVROS+OCORRERA+EM+MAIO+EM+DUAS+ESCOLAS



Comentários

Clique e Doe Alimentos sem Custo

Obras de Jorge Luis Martins

Postagens mais visitadas