Leve Jorge Luis Martins para o seu Evento

Ouça "Meu Nome É Jorge"

Canal Youtube

Sinopse do Livro - Meu Nome é Jorge

O livro Meu nome é Jorge é um exemplo de resistência e abnegação. Nele, o autor nos mostra, na prática, aquilo que, em tese, os especialistas reiteram todos os dias: a importância da família na formação humana. Essa é a principal mensagem do livro, mostrar ao leitor como a manutenção de vínculos familiares, em todas as circunstâncias da vida, é fundamental para vencer.



É comovente a insistência de Jorge em manter os vínculos familiares, mesmo diante da rejeição e do clima de beligerância enfrentados desde o nascimento. Em seu livro, é relatada uma história de vida desde o primeiro berço em uma caixa de sapatos até a construção dos meios para uma sobrevivência digna, a árdua construção de um projeto de vida, a formação acadêmica. Tudo isso por caminhos nada triviais, especialmente nos atribulados anos da infância como menino de rua, até o início da vida adulta. A narrativa retoma o passado e chega ao presente, permitindo passagens com as reflexões de um homem maduro sobre a própria existência construída a ferro e fogo.

Todas as portas que se abriram para Jorge o levariam invariavelmente à marginalidade e ao crime. Mas outros elementos de sua personalidade, além do apego à família, ajudaram-no a superar todo tipo de obstáculos que a ele se apresentaram já a partir da primeira infância. Entre eles, a valorização da amizade, que ele tão bem sabe conquistar e cultivar.

Jorge Martins nasceu em Novo Hamburgo. A mãe tinha problemas mentais e o pai, homem violento, o agredia. Diante dessa atmosfera nada propícia para o início de uma construção de vida, foi morar com a avó, de quem recebeu todo o carinho e a atenção necessárias a sua sobrevivência. Mas, quando ainda tinha apenas dez anos, a avó morreu. Aí recomeçou uma luta renhida para ocupar seu lugar ao sol. Foi para a rua, morou um tempo com o pai que o agredia e o submetia a atividades incompatíveis com a idade, mas não agüentou os maus tratos que se repetiam. Então, retornou à rua, onde perambulava dia e noite, alimentando-se de restos de comida, de doações, dormindo em praças e até no cemitério da cidade.

Depois de perambular por Novo Hamburgo, veio para Porto Alegre, trazido por uma pessoa que lhe prometeu uma vida melhor. Viveu durante algum tempo na praça da Alfândega, conviveu com pessoas de baixo valor moral e ético, mas sempre com os olhos voltados para algo que, tinha certeza, o levaria a um caminho de luz e harmonia. Caiu em emboscadas armadas por inimigos, esteve preso, mas, em função de sua fortaleza moral e da arte de cultivar boas amizades, conseguiu vencer todas as adversidades.

Depois de duras batalhas contra o preconceito, conquistou um emprego digno, ganhou confiança dos chefes, montou um negócio próprio, prosperou, formou-se em Administração, em Inglês, é proprietário de uma locadora de automóveis e hoje atua também como ator, sendo um dos mais requisitados do cinema e da televisão do Rio Grande do Sul.


Outra singular virtude de Meu nome é Jorge é, ainda, a disposição do autor de não esconder o passado. Jorge mostra-o em toda a sua dimensão - e contribui com isso para que, a exemplo dele, possamos também enfrentar os duros percalços da vida, tornando o mundo melhor, mais solidário e mais humano.

Comentários

  1. Boa tarde sou professora e gostaria muito de ter este livro, onde posso comprar? Obrigada Prof. Nara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada professora Nara. Como diz o velho ditado "Antes tarde do que nunca". Peço desculpa pela demora na resposta. Este ano pra mim foi muito corrido. Mas, prometo que de agora em diante retornarei imediatamente. Para maior agilidade, abaixo está meu e-mail.

      Obs: Se ainda tiveres interesse no livro, pode enviar um e-mail que lhe enviarei.
      UM FELIZ ANO NOVO
      Jorge Martins
      E-mail: j-martins@via-rs.net

      Excluir
  2. Bom dia!! Sou professora!! Assisti a reportagem hoje na tv e fiquei emocionada com sua história de vida e como vc venceu sem cair nas tentações negativas que a vida oferece a quem não tem escolha. Adoraria passar isso a minhas filhas e meus alunos para que sirva como exemplo. Minha finalidade agora é encontrar o livro pois fiquei super curiosa, e desejo a vc muito sucesso na vida!! Vc é um vencedor. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Rosana. Peço desculpa pela demora da resposta. Tenho viajado muito, fazendo feiras, trabalhando nas escolas através da Caravana dos Escritores do MINC. Mas, estou a dispoisição. Quanto a aquisição dos livros, poderá solicitar através do e-mail abaixo. Este é o meu e-mail para contato. Também, aproveito para lhe desejar uma feliz ano novo.

      Jorge Martins
      E-mail: j-martins@via-rs.net
      Fone: 51-99753040

      Excluir
  3. Boa tarde!
    Fiquei extremamente emocionada com a história desse vencedor! Sou professora e, na minha escola, vejo casos muito tristes. Vou compartilhar sua história com meus alunos, para que nunca desistam dos seus sonhos. Quero adquirir o livro "O menino da caixa de sapatos" para trabalhar com minhas turmas. Que Deus esteja sempre ao seu lado! És uma grande pessoa, que, certamente, terá muito a nos ensinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Grazielli! Estas palavras me incentivam muito. Também, obrigado pelo interesse nos livros deste simples escritor.Quanto aos livros, estou enviando o meu e-mail pessoal para um possível contato e remessa dos mesmos.

      UM FELIZ ANO NOVO

      Jorge Martins
      E-mail: j-martins@via-rs.net
      Fone: 51- 99753040

      Excluir
  4. História de superação, cuja qual emociona pela aridez! Parabéns, que o mundo se lhe abra em sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Querido Jorge, mas poderia ser Paulinho, Diego... e tantas outras crianças que estão ai pela rua, procurando olhos benditos que possam acolher, é uma pessoa maravilhosa e mesmo frente aos grande desafios que a vida te colocou encontra um espoço no seu coração par compartilhar suas experiencias, Bendito Jorge, que Deus sempre o abençoe para que o mundo possa a cada dia se refazer e fortalecer com sua presença. carinhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens razão!!! Obrigado pelo carinho.Quanto ao nome,por isso que coloquei o meu nome como título. Tenho certeza que existem muitos Jorges por aí.

      TENHAM TODOS UM FELIZ ANO NOVO

      Excluir
  6. Olá, onde posso adquirir seu livro?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Ola, estive participando do CVV em Porto Alegre, gostaria de parabenizar sua trajetoria e que continue a incentiva muitas pessoas ainda em seu caminho e mostrar que todos podemos ser vencedores, Basta acreditar e lutar para isso. Mais uma vez Parabens, Logo logo vou adquirir seu livro tambem, Abraços. Denise

    ResponderExcluir
  8. boa tarde alguém poderia me responder qual e a introdução e o desenvolvimento deste livro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Clique e Doe Alimentos sem Custo

Obras de Jorge Luis Martins

Postagens mais visitadas