Leve Jorge Luis Martins para o seu Evento

Ouça "Meu Nome É Jorge"

Canal Youtube

Novas Informações sobre o Projeto Troca Solidária

Novas informações sobre o Projeto Troca Solidária, do qual, na presente edição, o escritor Jorge Luis Martins é patrono:

Capital faz ação de estímulo à leitura 

e à separação de resíduos

 

Nos dias 9 e 16 de maio, será realizada em Porto Alegre edição especial do projeto Troca Solidária. A iniciativa original, que prevê a troca de cerca de 4 quilos de resíduos recicláveis por 1 quilo de alimentos hortifrutigranjeiros em regiões carentes da Capital, será adaptada para estimular não apenas a correta separação dos resíduos, mas também incentivar a leitura. Esta é a primeira vez no país que será realizada ação de troca de resíduos por livros. 
 
Duas escolas municipais de ensino fundamental irão participar do Troca Solidária de Livros, das 9h às 12h: Governador Ildo Meneghetti, no dia 9, e Judith Macedo de Araújo, no dia 16. Cada escola receberá 500 livros da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais (Banco de Livros), vinculada à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Cerca de 4 quilos de resíduos recicláveis serão trocados por dois livros. Um ficará com o aluno e o outro será doado à biblioteca para uso de toda a comunidade escolar. 
 
As escolas participantes também receberão 57 livros cada do escritor Jorge Martins, patrono desta edição do Troca Solidária de Livros. Esses volumes serão doados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que coordena o projeto.
 
O DMLU ainda irá realizar ação para eliminar dois focos de lixo, um na proximidade de cada escola.  O diretor-geral do Departamento, André Carús, destacou que a iniciativa, pioneira no país, busca ressaltar a importância da correta separação e descarte de resíduos e o hábito da leitura. “Sabemos que crianças e adolescentes são multiplicadores de boas ações em suas famílias e comunidades. Entendemos que, ao estimular bons hábitos neste público-alvo, nosso alcance é muito maior”, destacou.
 
 
 Troca Solidária Local: Praça Demétrio Ribeiro - Vila Santa Clara 
Foto: Luciano Lanes/PMPA

 
As escolas também terão palestra do escritor Jorge Martins, um ex-menino de rua, que falará de sua trajetória pessoal, de como superou adversidades e hoje é autor dos livros “Meu nome é Jorge”, “O menino da caixa de sapatos” e “O menino e o seu segredo”. “Para ser alguém na vida, não é preciso ter poder aquisitivo alto, não interessa a cor da pele ou o ambiente em que se está inserido, apenas vontade. É este incentivo que busco trabalhar nas minhas palestras”, afirma. 
 
DMLU coordena reunião de ajustes dos últimos detalhes para o Troca Solidária de Livros 
Foto: Renata Simmi/Divulgação PMPA 
 
 
Os detalhes finais do Troca Solidária de Livros, uma parceria do DMLU, da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e do Banco de Livros, foram ajustados em reunião nessa quarta-feira, 29, na sede do DMLU.
Lista de resíduos recicláveis aceitos para a troca: 
- Metais
- Plásticos
- Vidros (devem ser entregues em sacos separados, para evitar acidentes na coleta e na descarga na Unidade de Triagem).
- Papéis
- Embalagem longa
 
Resíduos não permitidos: embalagens com resíduos perigosos, medicação vencida, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes, resíduos eletrônicos, madeira, resíduos da construção civil, orgânicos e similares. 
 

  

Fonte: Site PMPA. Disponível em http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=177399&CAPITAL+FAZ+ACAO+DE+ESTIMULO+A+LEITURA+E+A+SEPARACAO+DE+RESIDUOS

 

 

 

 

Comentários

Clique e Doe Alimentos sem Custo

Obras de Jorge Luis Martins

Postagens mais visitadas